Quartinho do Bebê

Por Ana Carolina de Resende

quartinho do bebê

Após descobrirmos que estávamos grávidos damos início à fase de adaptação e preparação para chegada da Beatriz.

Da descoberta ainda não sabíamos o sexo, mas tínhamos um caminho a percorrer e uma das primeiras etapas era esvaziar um quarto inutilizado em casa e transformá-lo em quartinho de bebê.

Primeiramente separamos uns dias para então deixá-lo vazio, fazer umas doações de objetos, guardar outros até descobrirmos quantas coisas acumulamos sem necessidade.

Estando o quarto limpo foi à vez de listar o que seria essencial e mais, fazer caber “o nosso essencial” em um pequeno espaço. Daí veio à fase de realmente selecionar o que usa e o que não usa em um quarto de bebê.

Nessa jornada descobrimos que o supérfluo é muito relativo. Por exemplo, o que foi considerado supérfluo em nossa casa pode não ser considerado o mesmo na sua. Nunca utilizamos a almofada de amamentação enquanto em muitos relatos de mães, algumas indicam como sendo um item indispensável.

No quarto a ser montado para Beatriz não havia espaço para poltrona e chegamos aos sete meses felizes sem ela, porém há muitos pais que adoram e tem um mega espaço cabendo assim uma linda e fofa cadeira de amamentação no quarto.

No caso da banheira, nós não tínhamos como colocá-la no banheiro por conta do box, em razão disso ela também foi para o quarto e assim vai.

Tudo vai depender da sua necessidade pessoal e familiar, além da condição financeira familiar. Há tantas lojas físicas e online que nos deixam fascinados com o universo que é o quartinho do bebê. Cabe a cada um adequar ao seu gosto e bolso.

Vamos às dicas:

Planejamento. Como descobrimos a gravidez logo no início, fizemos um programa de coisas a serem adquiridas a cada mês. Com o check list em mãos fomos riscando o que era adquirido e comemorando cada conquista.

Checar as paredes possivelmente será necessário uma pintura, o bebê precisará do ambiente limpo livre de qualquer incomodo como mofo, por exemplo. Lembrando que a colocação de papel de parede hoje em dia se torna uma tarefa fácil, uma vez que tem possibilidade de compras online de fácil aplicação. O papel de parede utilizado no quartinho da Bia foi um desses de compra online.

Ter um local para guardar as roupinhas seja cômoda ou guarda-roupas também é válido. No caso de cômoda é legal uma que sirva de trocador, um item muitas vezes não compreendido, mas acredite você precisará de um local adequado para trocar o seu bebê. Com a Beatriz utilizamos o trocador da banheira.

Sim você precisará de uma banheira. Sugiro que tenha suporte (pé) no nosso caso auxiliou muito mantendo a coluna em posição adequada na hora do banho evitando possíveis dores. O que tornou o fato de dar o banho na Bia prazeroso elencado sempre por nós como uma das praticas mais gostosas de fazer com o filho.

Cama auxiliar, em caso de você optar por dormir no quartinho do bebê ou qualquer outra pessoa que esteja ali monitorando o sono dele. Ou faça como nós que conseguimos após alguns meses colocar magicamente nossa cama dentro do quarto dela.

Berço seja ele desmontável, de madeira, estilo barraquinha. Mesmo que muitos chegam a não utilizar. Você precisa pensar em um local para o seu bebê dormir. Tem opções de cama e berços para quartos montessorianos que são apaixonantes.

Poltrona de amamentação não compre só pela beleza, faça o teste: confortável/tamanho/adequação. Ouvi casos de cadeiras que não passaram na porta do quarto do bebê quando da instalação.

Enfim dialogues, a verdade é que tudo o que seu bebê vai precisar é um local tranqüilo e aconchegante seja onde for e o modelo que tiver. Mais amor, por favor.

Autor:

Advogada licenciada, filha, esposa e mãe. Atualmente assessora jurídica, estudante de psicopedagogia e Visão sistêmica. Apaixonada por textos, diálogo, cotidiano, vivências e viagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s