Por Ana Carolina de Resende
Hoje é um dia especial, Dia Nacional do Livro Infantil, venho relembrar a todos vocês a importância do incentivo a leitura.
A escolha da data trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres deixando um enorme legado para a literatura em razão da sua dedicação à literatura infantil no Brasil.
Assim o dia 18 de abril, data do nascimento de Monteiro Lobato foi instituído o dia oficial da literatura infanto-juvenil no Brasil.
Visando a iniciação da leitura é nos primeiros anos de vida que se deve incentivar a paixão pelos livros. Crianças menores adoram ouvir histórias, ainda mais se elas forem contadas de forma animada e divertida. Até o segundo ano de vida, os livros devem ser ricamente ilustrados, de preferência com gravuras que façam parte do universo infantil.
A Beatriz está encantada com as ilustrações trazidas nos livros infantis, ainda não dá muita atenção às histórias, mas passeia com os exemplares para todos os lados da casa e solta boas gargalhadas ao visualizá-los.
Nesta fase da vida, os pais devem se encarregar de contar as histórias e também de apresentar os livros às crianças, ajudando-as a manuseá-los e mostrando a elas as ilustrações.
Que tal começar hoje? Leia uma boa história para seus filhos e conte aqui como foi. Paz e bem a todos.