Incentivo à leitura

 

Bia Leitura

Por Ana Carolina de Resende

Hoje é um dia especial, Dia Nacional do Livro Infantil, venho relembrar a todos vocês a importância do incentivo a leitura.

A escolha da data trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres deixando um enorme legado para a literatura em razão da sua dedicação à literatura infantil no Brasil.

Assim o dia 18 de abril, data do nascimento de Monteiro Lobato foi instituído o dia oficial da literatura infanto-juvenil no Brasil.

Visando a iniciação da leitura é nos primeiros anos de vida que se deve incentivar a paixão pelos livros. Crianças menores adoram ouvir histórias, ainda mais se elas forem contadas de forma animada e divertida. Até o segundo ano de vida, os livros devem ser ricamente ilustrados, de preferência com gravuras que façam parte do universo infantil.

A Beatriz está encantada com as ilustrações trazidas nos livros infantis, ainda não dá muita atenção às histórias, mas passeia com os exemplares para todos os lados da casa e solta boas gargalhadas ao visualizá-los.

Nesta fase da vida, os pais devem se encarregar de contar as histórias e também de apresentar os livros às crianças, ajudando-as a manuseá-los e mostrando a elas as ilustrações.

Que tal começar hoje? Leia uma boa história para seus filhos e conte aqui como foi. Paz e bem a todos.

 

Autor:

Advogada licenciada, filha, esposa e mãe. Atualmente assessora jurídica, estudante de psicopedagogia e Visão sistêmica. Apaixonada por textos, diálogo, cotidiano, vivências e viagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s