Gastando tempo…

ócio trabalho

Gastando tempo…

Por Ana Carolina de Resende

Ontem eu tive a oportunidade de assistir a uma homilia, a qual me fez refletir acerca do que estou fazendo ou como estou agindo em casa ao chegar do trabalho.

Primeiramente devo pontuar que as reflexões que temos as meditações, dizem respeito a nós e não devem ser utilizadas para julgar as atitudes do outro. Desta maneira convido vocês a refletirem quanto aos seus próprios atos.

No discurso, o comunicador, no caso o padre, nos alertava com relação ao que estamos fazendo quando chegamos a casa, após o expediente. Em primeira mão, sem dúvidas chegamos cansados. E a parti desta premissa de chegarmos cansados, como nós estamos agindo?

Na maioria das vezes estamos nos dedicando ao nosso ofício fora, gastando toda nossa energia neste ministério e quando chegamos a casa, em nosso lar não nos restam forças, nem uma faísca de energia para ali ser empregada.

O lar, seja qual escolher, é o ambiente de grande importância ao ser humano, sobretudo às crianças que estão em fase de formação como pessoa.  É nele que encontramos a nossa família, aonde vão nossos amigos.

Muitos de nós não estamos querendo ter trabalho em casa e esquecemos que é a partir deste “trabalho” que construímos nossa relação familiar, não falo aqui somente do trabalho braçal é claro que são bem vindos os auxílios que temos, mas falo dos esforços que estamos empregando para harmonizar e consequentemente humanizar o ambiente. Auxiliar um filho em uma tarefa ou até mesmo assistir a um filme com ele tomará nosso tempo, diminuirá nossas horas de descanso, porém aumentará nossa alegria.

Portanto, mesmo que amamos o nosso trabalho, destacando aqui ser este um fato maravilhoso amarmos o que fazemos, é igualmente adequado amar nossa casa e nos dedicar a ela para que possamos conquistar o repouso mental e familiar merecido, por vezes estamos deitados com a mente perturbada, ou estamos ao lado dos nossos filhos, porém parecemos não estar. Que nós busquemos o ócio criativo, mudar o jeito de agir, de olhar e até mesmo de descansar.

Paz e bem a todos!

Autor:

Advogada licenciada, filha, esposa e mãe. Atualmente assessora jurídica, estudante de psicopedagogia e Visão sistêmica. Apaixonada por textos, diálogo, cotidiano, vivências e viagens.

3 comentários em “Gastando tempo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s