Por Ana Carolina de Resende
Ao me tornar mãe da Beatriz, percebi com o passar dos dias que os medos e preocupações relacionados a ela cresciam dentro de mim. E conforme eu refletia, essas preocupações aumentavam causando um enorme desconforto.
De posse deste sentimento busquei equilibrar esta aflição empoderando-me de conhecimento, lendo vários artigos e estudos a respeito. Foi quando as coisas começaram a ficarem mais claras e aliviei o peso que estava em minhas costas e os entraves em minha mente.
As leituras me fizeram entender que as preocupações podem realmente serem saudáveis na medida em que elas nos tornam precavidos nos protegendo de algum período, porém a ansiedade e preocupação excessivas (a falta de uma ameaça autêntica) podem vir a nos trazer efeitos muito ruins. E foi quando eu percebi que podemos criar nossos filhos sem instituir situações ilusórias de perigo, trabalhando o modo de encarar as ocasiões do dia a dia.
Aprendi que podemos treinar nossa mente a encontrar fatos alternativos, podemos ainda, cultivar estado mentais positivos trazendo assim paz a alma e tudo isso acompanhado ao controle do que pensamos.
À medida que o medo nos rouba a energia para resolver o problema devemos dosá-lo. E uma das formas é compreender que o fato natural do sofrimento está ligado à existência humana cabendo a nós lutar quando for possível, mas jamais exterminar o que é preciso ser vivido, escolha adaptar-se.
A busca de informação tem me auxiliado a lidar com as adversidades na vida de mãe e por esta razão, compartilho hoje essas simples palavras com a intenção de poder ajudar a tantas pessoas que sofrem com o tormento do medo após a chegada de seus filhos.
O meu desejo é que possamos nos livrar da culpa ao munirmos de conhecimento na busca do saber lidar com determinadas situações, buscando ajuda profissional e usando nosso tempo livre com boas leituras.
“A mente é um lugar em si mesma, e em si mesma pode fazer do céu um inferno, e do inferno, um céu” (John Milton).
Paz e bem!
Maravilha de reflexão Carol! Bj
CurtirCurtir
Obrigada Chris uma maravilha receber uma avaliação de alguém como você que eu admiro tanto. beijo
CurtirCurtir