IMG_20190813_162909490.jpg

Por Ana Carolina de Resende

Gratidão ao meu amigo @leidvon que em uma conversa rápida fez breve comentários acerca deste livro: Mindset, despertando a minha vontade de conhecimento.

A minha primeira curiosidade foi entender o Mindset: traduzido por programação mental. “Conjunto de pensamentos e crenças que existe dentro de nossa mente e que determina como nos sentimos e nos comportamos.

Uma simples crença pode transformar a nossa vida. Essa sabedoria é um despertar. Emocionei-me por diversas vezes quando da leitura por lembrar a minha criança interior e enxergar possibilidades de crescimento. Observa-se que o foco não é ausência de tempestades, mas saber caminhar na chuva. “Pense em alguma ocasião em que você fazia algo com prazer: de repente ficou difícil e você quis desistir. Talvez tivesse se sentido repentinamente cansado, tonto, aborrecido ou com fome. Da próxima vez que isso acontecer, não se deixe enganar. É o mindset fixo.

À medida que enfrentamos os desafios o cérebro forma novas conexões e isso é crescimento. Pense em aprendizado, enfrentamento de obstáculos, seja constante no que faz. Vá em frente.

Para o mindset de crescimento, o ponto focal é o desenvolvimento tornando a pessoa interessada no aperfeiçoamento. “Isso é difícil, que divertido”. “Se você é alguém quando tem sucesso, o que você é quando fracassa?”. Os mindsets mudam o significado de fracasso, conforme o mindset o fracasso transforma-se, passando de um fato (eu fracassei) a uma identidade (sou um fracassado). Falhemos, mas não sejamos fracassados. Na máxima de que quando eu me esforço ao máximo não há perda.

O mindset de crescimento se destina a ajudar a criança a aprender, não a encobrir o fato de que não estão aprendendo. Não elogie o esforço que não foi feito isso não é a forma de aumentar autoestima. Proteger alguém do fracasso será prejudicial ao longo da vida. Ensine-o a fazer o necessário para um sucesso futuro, mostre a compreensão através da falha, mas jamais o estimule falsamente. A superproteção pode nos levar a encarar crescimento como algo negativo e danoso.
Estou alegre por finalizar a leitura acreditando que a mudança é possível diante do esforço🤗.

Autor:

Advogada licenciada, filha, esposa e mãe. Atualmente assessora jurídica, estudante de psicopedagogia e Visão sistêmica. Apaixonada por textos, diálogo, cotidiano, vivências e viagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s