O Estado de Presença: “Desde que nascemos, a repetição de fazer certas atividades do dia a dia, cria um hábito enraizado que acaba sendo automatizado. A atenção plena significa justamente sair dessa desconexão interna e viver uma vida baseada na consciência, no aqui e agora.
Em primeiro lugar, quando saímos do piloto automático, desaceleramos os pensamentos da mente inquieta, criando um estado de paz e quietude mental.
Dessa maneira, poderemos nos conhecer cada vez mais e aprender a identificar pontos pessoais que não nos servem mais, como padrões repetitivos e compulsivos. Aprendemos a reconhecer os gatilhos e não mais repeti-los.
Outro benefício que considero essencial é o de conseguir viver o aqui e agora. O estado de presença nos coloca no momento atual, que afinal, é a única coisa que temos.
Além disso, o estado de presença traz a plenitude de se viver relações “cardíacas”, ou seja, relações de entrega vindas do coração. Quando você se dispõe a escutar e estar com alguém em pleno estado de atenção, automaticamente cria-se uma conexão empática e profunda, portanto, verdadeira”. (Bela Lima)
Viva seu estado atual. Adquira bons hábitos!